Simbologia

O Grupo Família em Oração usa de quatro importantes objetos de devoção (sacramentais) para marcar as visitas realizadas. Segue o que cada um deles simboliza:

Água benta

A importância da água benta leva-nos de novo à aspersão batismal. Usada com fé, a água benta perdoa os pecados de que estivermos arrependidos, aumenta em nós a Graça Santificante e atrai-nos a Benção Divina, para a alma e o corpo, põe em fuga o demônio, ajuda-nos a vencer as tentações e alivia o sofrimento das almas do Purgatório.

Crucifixo

“Levai-a pelo mundo como sinal do Amor de Jesus pela humanidade e anunciai a todos que só em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção”. Ninguém pode tocar a Cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da Cruz de Jesus para a sua própria vida. Jesus com a sua cruz atravessa os nossos caminhos para carregar os nossos medos, nossos problemas, nossos sofrimentos. Na Cruz de Cristo está o sofrimento, o pecado do homem, e Ele acolhe tudo com seus braços abertos, carrega nas suas costas as nossas cruzes e nos diz: “Coragem! Você não está sozinho! Eu a levo com você. Eu venci a morte e vim para lhe dar esperança, dar-lhe vida”. Na Cruz de Cristo está todo o amor de Deus, um amor que podemos confiar, em que podemos crer.

Terço

Ele forma um círculo. Sua saída coincide com a sua chegada. Lembra o que Jesus falou: “saí do Pai e volto ao Pai” (Jo 16, 28). Nós também viemos do Pai e devemos voltar a Ele. Pelo rosário, meditamos na peregrinação que Jesus fez por este mundo unindo-nos pelo fio da fé. Não há graças que Deus não nos possa alcançar por meio de Maria a quem peça por meio do rosário. Nossa Senhora disse: “Grande quantidade de indulgências foram concedidas ao meu rosário, mas fica sabendo que Eu acrescentarei muitas mais aos que rezarem o terço em estado de graça, de joelhos e devotamente. E a quem nas mesmas condições perseverar nessa devoção, Eu lhe obterei no fim da vida, como recompensa por esse bom serviço, a plena remissão da pena e da culpa de todos os seus pecados”.

Vela

A vela tem um significado profundo e singelo ao mesmo tempo. Como só ilumina quando se consome, lembra nosso aniquilamento para ser luz do mundo: só poderemos fazer brilhar o Evangelho em nossas vidas se nos gastarmos por Cristo. A consumação da vela representa a entrega de Cristo por nós, pois foi morrendo que nos deu a vida eterna. O “sacrifício” da vela é um símbolo de sacrifício de Jesus que se imola por nós. É recomendado usar a vela para simbolizar o sacrifício de Cristo, para significar a nossa consumação diante de Deus e representar a luz que de Deus procede.

Os sacramentais não conferem a graça em si, à maneira dos sacramentos, mas são caminhos que conduzem a ela. Eles despertam nos cristãos sentimentos de amor e de fé.